terça-feira, 10 de junho de 2008

Prefeito de Caetité entrega SAMU 192 à população em pleno funcionamento

Em solenidade simples ocorrida na noite da quarta-feira, dia 04/06, por volta das 19 horas, e que contou com a presença dos Secretários de Governo, da equipe de profissionais da área da saúde e do Presidente da Câmara de Vereadores Júlio César Ladeia (Cecê) que na oportunidade representou os demais vereadores, o Prefeito de Caetité, Dr. Ricardo Ladeia, deu por entregue a Unidade do SAMU 192 de Caetité, que funcionará provisoriamente na Rua Dirce Cerqueira S/N.
O descerramento da placa inaugural foi feito pelo Prefeito Dr. Ricardo Ladeia acompanhado do Secretário de Saúde de Caetité, Cláudio Ladeia. Após o descerramento, os presentes adentraram ao recinto para conhecer as instalações da Unidade. Cláudio Ladeia apresentou a todos, os profissionais que estarão atuando na unidade, acrescentando que o bom funcionamento do SAMU depende não só dos governos, mas principalmente do apoio da população, “mas tenho certeza que o povo de Caetité será um aliado na manutenção do SAMU, acionando-o somente nos casos necessários”.
Na oportunidade, falando à imprensa presente, o prefeito de Caetité Dr. Ricardo Ladeia falou da importância do SAMU 192 para Caetité, ressaltando: "Esse serviço é uma rede nacional, da qual Caetité passa a fazer parte a partir de agora e chega numa parceria entre os governos estadual e federal com a Prefeitura e, é preciso que a população conheça as regras de funcionamento do SAMU para utilizá-la quando necessário, sem desvirtuar sua finalidade".
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência, deve ser acionado através de ligação gratuita pelo telefone 192 e atua nos seguintes casos:
* Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios
* Em casos de Intoxicação exógena
* Em caso de queimaduras graves * Na ocorrência de maus tratos
* Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto
* Em casos de tentativas de suicídio
* Em crises hipertensivas
* Quando houver acidentes/trauma com vítimas
* Em casos de afogamentos
* Em casos de choque elétrico
* Em acidentes com produtos perigosos
* Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte
Panfletos explicando como funciona a Unidade foram distribuídos aos presentes e um trabalho de divulgação será feito pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura para mostrar à população como o mesmo funciona.

Jó Oliveira
Assessor de Comunicação e Eventos