sábado, 18 de outubro de 2008

MENINO DE 3 ANOS MORRE ELETROCUTADO NO QUARTO DE CASA


Uma criança de 3 anos morreu eletrocutada em uma residência no bairro do Vergel, em Maceió, nesta quinta-feira (16). Gabriel Andrade de Araujo estava brincando com sua irmã, que é portadora de deficiência, quando tocou em um fio desencapado e tomou o choque. Segundo informações de um familiar da criança, a casa é repleta de ligações elétricas improvisadas. "Existem fios espalhados por todos os cantos. A mãe dele estava na cozinha, e ele brincava com a irmã. Quando nós vimos, ele já estava duro no chão", disse Zenaide Araújo.
A criança foi levada para o Hospital de Pronto-Socorro da cidade, mas chegou sem vida.

Caetité - INB nega contaminação


O diretor de Recursos Minerais da INB, Otto Bittencourt Netto, negou que haja contaminação por urânio da água potável da cidade de Caetité (BA), onde a empresa extrai o minério há dez anos. A companhia alega realizar testes na água da região a cada dois meses e que os resultados são submetidos à analises do Ibama e da Cnen. O Greenpeace havia acusado a empresa de contaminar a água de Caetité por causa da exploração da mina de urânio na cidade.“Não há contaminação na água de Caetité por nosso trabalho. A região é uma província de urânio, de cerca de 700 milhões de anos, que pode contaminar a água naturalmente. Nós já encontramos vários poços com traços de urânio e tivemos que fechá-los. Esses poços já estavam contaminados naturalmente e não por causa da exploração da INB”, explicou.Além disso, o diretor afirma que o processo de retirada do urânio da mina é seguro e que não há nenhum caso de doença por causa do minério nos trabalhadores da região. Recentemente, a INB encomedou um estudo de comparação ao Instituto Oswaldo Cruz para analisar a quantidade de ocorrências de câncer na área e nas cidades próximas. “Mais de 300 pessoas trabalham na mina e não há registro de problemas por contaminação”, destacou.

Caetité - Medo invade a Vila Juazeiro


A notícia de que a água distribuída na Vila de Juazeiro, zona rural de Maniaçu, município que fica a 50 km de Caetité e a 757 km de Salvador, estaria contaminada com urânio levou medo à região, abastecida por um poço artesiano onde uma das coletas foi feita. Temendo contrair câncer e outras doenças associadas ao contato com o minério, extraído na província uranífera Lagoa Real/Caetité pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB), parte dos 300 moradores da Vila Juazeiro começa a abandonar suas casas e procurar novas moradias. Outros que permanecem aumentam o consumo de água mineral, produto que começa a ficar escasso nos distribuidores – a grande maioria continua utilizando a água distribuída nas torneiras ou no chafariz. O medo é sentimento coletivo em jovens e adultos. Eles reclamam da falta de transparência das autoridades e protestam contra o que consideram omissão da INB, estatal que administra as jazidas de urânio, material radioativo transformado em combustível das duas usinas nucleares de Angra dos Reis (RJ).“Não recebemos até agora nenhuma assistência, sequer um carro-pipa para abastecer os tanques. A gente, se quiser água mais ou menos boa, tem que buscar a 18 quilômetros daqui”, disse o lavrador Joaquim Moura Sousa, conduzindo um carro de bois pelo estradão.POSTO FECHADO – Em Maniaçu, distrito vizinho ao local da coleta, o único posto de saúde, que agrega o Programa Saúde da Família (PSF) esteve fechado nesta sexta-feira, 17. Uma equipe da Vigilância Sanitária esteve na localidade pela manhã, mas a atividade desenvolvida consistiu apenas na inspeção da única farmácia.A equipe de A TARDE esteve na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Caetité, mas não localizou o secretário, Cláudio Ladeia. Os funcionários não informaram sobre seu paradeiro.Já na sede do Ministério Público Estadual (MPE), a equipe foi informada que o promotor Jailson Trindade, titular da 2ª Promotoria, estava em reunião com os demais promotores da região em Guanambi

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Morre aos 38 anos o radialista Val Gomes

Faleceu em Caetité nesta madrugada de parada cardiáca o locutor de rádio Val Gomes, 38 anos de idade.

Ele sofria de problemas renais e fazia tratamento de hemodiálise em Vitória da Conquista.

Nesta madrugada após participar de uma reunião na emissora Star FM onde trabalhava e era um dos fundadores, sentiu fortes dores no peito e correu para o banheiro onde foi encontrado por sua mãe já sem vida causado por um ataque cardiáco.

O radialista Val Gomes tinha 38 anos de idade.

Muitos amigos compareceram em seu funeral devido ao seu bom relacionamento com todos e principalmente pelos collegas de rádio.

Este escriba presta uma singela homenagem ao grande amigo.

"Tenho uma visão muito especial da morte, querido.

Amo a vida acima de tudo.Cuido da minha vida com um carinho precioso e valioso para mim.Por isso morrer para mim faz parte de viver.

É natural morrer.

De alguma forma somos convidados a parar um dia.

Não importa se vamos parar de forma suave ou brusca ou trágica.

Fato é que para mim acordarei de um sonho em um sonho maior ainda e assim por diante.

Prosseguirei vivendo de alguma forma.

Meu poeta amado e predileto ( Mário Quintana ) disse que "o diabo é deixar de viver!".

A forma como vejo a morte?Ei-la:

"O jogo da vida""

A vida é o jogo em que você entra sem conhecer as regras.

Isto porque o próprio objetivo do jogo é descobrir suas regras, uma a uma, e, com o tempo que sobrar, se sobrar tempo, jogar.

O jogo não tem hora para terminar, mas você tem hora de parar. essa hora não se pode saber, é uma das regras do jogo.

Nesse jogo, todos entram, muitos chegam a jogar, poucos conseguem ganhar.Ganha, não quem permanecermais tempo jogando; ganha aquele que, quando convidados a parar, todos os PARCEIROS se levantam e, por um tempo perdem a vontade de jogar."

Saudades eternas. Do sempre amigo Magal santos

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Jon Bon Jovi é processado em US$ 400 bilhões


Jon Bon Jovi está sendo processado em US$ 400 bilhões pelo músico Samuel Bartley Steele. Ele diz que o roqueiro teria plagiado a letra de uma canção sua composta em 2004 para o time de beisebol Boston Red Sox, “(Man I really) Love this team”.
Steele, que é líder da banda The Chelsea City Council, acredita que Bon Jovi tenha ouvido a música durante a campanha presidencial de John Kerry, há quatro anos, e usado a letra em uma nova canção batizada de “I love this town”, lançada no ano passado.
Tanto a letra quanto a música são muito parecidas com a suposta canção original. A notícia é do site “TMZ”, que procurou o empresário do artista para um depoimento, mas um porta-voz do músico disse que ainda não havia sido notificado do processo.

Mais um crime de morte em Guanambi em menos de 48 horas


Depois do assassinado de um jovem de vinte anos no distrito de Mutans, no último domingo, com uma facada no peito pela companheira, mais um assassinato foi registrado em Guanambi em menos de 48 horas. O jovem Adriano da Silva Barbosa, de 25 anos, foi morto com vários tiros por volta das vinte horas desta segunda-feira, no bairro Beija Flor. De acordo com informações extra-oficiais o autor dos disparos já teria sido identificado, porém a polícia, que continua fazendo diligências, ainda não conseguiu prendê-lo. Mais informações em instantes

Bando preso com cobras e 50 kg de erva


Cinqüenta quilos de maconha "vigiados" por duas cobras jibóia, uma carabina, três seringas, um computador e munições de armas dos calibres 38, 40 (restrito à polícia) e 22 foram encontrados na segunda-feira, 13, no subsolo de uma casa em Pirajá. A droga estava enterrada e coberta por uma tampa de madeira, onde ficavam as cobras para inibir possíveis interessados. Os animais serão encaminhados ao Ibama.
Após três meses de investigação, a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) acredita ter desarticulado quadrilha que também praticava assaltos a carros-fortes e bancos. Itamar Ataíde Miranda, 31 anos, Geisa Costa Silva, 18, Franklin Miranda Cerqueira, 36, e Tiago Silva de Assis, 24, estavam no imóvel onde funcionava a academia de ginástica de Franklin.
Segundo o titular da DRFR, Antônio Cláudio Oliveira, o grupo utilizava o tráfico de drogas para a lavagem do dinheiro adquirido nos assaltos. Itamar já foi preso na unidade em 1997 e é o único com passagem pela polícia por delitos como assalto a carro-forte, banco e homicídio.
Todos os autuados negam o envolvimento. O ambulante Itamar alega que freqüentava o local há seis meses. "Estava chegando. Me pegaram porque já fui preso". Ele cumpriu pena no presídio por sete anos e estava em liberdade condicional.
De acordo com o dono da academia, Franklin, que também foi autuado por posse ilegal de arma, há um acesso ao subsolo que permite a entrada de qualquer pessoa. "A entrada é feita pela rua. Lá eu só guardava resto de construção e coisa velha".
Dentre os detidos está a estudante Geisa, que trabalha no bar e lanchonete do namorado Franklin, que funciona ao lado da academia. "Eu estudo de manhã e cuidava da lanchonete à tarde. Não tenho envolvimento com drogas". Também acusado de pertencer à quadrilha, o taxista Tiago Silva se disse surpreendido. "Cheguei para malhar, me mandaram deitar no chão e me trouxeram sem perguntar".

Delegados ameaçam entrar em greve e abrem negociação


Um grupo de mais de 50 delegados se reuniu nesta segunda-feira, 13, na entrada da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, solicitando um canal de negociação para tratar de assuntos como reajuste salarial proporcional a outros Estados brasileiros, plano de cargos e salários, e fim da superlotação carcerária nas delegacias. Estes pontos foram definidos na assembléia geral realizada pela manhã que também definiu a data de 17 de novembro como prazo limite para o indicativo de paralisação de cinco dias. Caso o resultado do contato com o governo não agrade à categoria, o movimento pode se transformar numa greve.
De acordo com informações recebidas pela comissão que tentou o contato com o governo do Estado, um grupo de delegados do quadro da Polícia Civil será recebido, nos próximos dias, em data a ser marcada, na Secretaria de Administração da Bahia (Saeb). A idéia é que eles sentem com representantes do órgão para tratar das reivindicações.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

14 HOMENS FOGEM DA DELEGACIA DE BRUMADO NESTE DOMINGO


Após cavar um túnel sob o sanitário de uma das celas, 14 homens fugiram da delegacia de Brumado, a 600 quilômetros de Salvador. A fuga aconteceu na madrugada deste domingo (12).
Ocupantes de mais outras quatro celas também escaparam. Duas delas estavam com os cadeados arrebentados e em outras duas, as barras foram cerradas.
A estratégia permitiu que os outros presos tivessem acesso ao corredor e chegassem à cela onde o túnel foi cavado. Ninguém foi recapturado até o momento.
Ao todo, a delegacia de Brumado tem sete celas e 34 homens estavam presos antes da fuga. Agora, a população carcerária baixou para 20 pessoas que estão divididas em duas celas

METADE DOS PMS MORTOS EM 2008 NA BAHIA RESPONDIA A PROCESSOS



Um levantamento feito no sistema de consulta do Tribunal de Justiça (TJ) indicou que pelo menos 13 dos 26 policiais militares assassinados em Salvador, este ano, respondiam a algum processo por homicídio, furto, roubo ou agressão. De 2006 até setembro deste ano, oito em cada dez das 96 vítimas morreram fora de serviço, segundo a Polícia Militar do Estado da Bahia. Isso significa que, nesse período, 85 sargentos e soldados vítimas de homicídios não estavam fardados quando foram mortos, a maioria a tiros. Os dados acima trazem indícios de crimes com motivações pessoais e não de ataque deliberado à corporação policial. É o caso do soldado Erivã da Silva, executado no dia 3 de julho deste ano. De acordo com registros do Tribunal de Justiça, ele era réu em ação de homicídio, junto com Teomiro Ferreira Santos, processo que corre na 1ª Vara do Júri, desde 1999, tendo como vítima Sérgio Santos Palma. O soldado Erivã chegou a ser preso acusado do crime e respondia a outro assassinato na 2ª Vara do Júri, do Fórum Ruy Barbosa. O militar não era o único policial militar assassinado enquanto respondia a processo criminal. O soldado Evandro Sílvio Filho, lotado na 9ª Companhia Independente CIPM (São Cristóvão), assassinado no dia 22 de fevereiro deste ano, também respondia por homicídio, além de um inquérito por roubo. Na ação de homicídio, também consta como réu Durval Vilas Boas Barbosa. Este processo está sendo julgado pela 1ª Vara do Júri e teve inquérito instaurado pela 5ª CP (Delegacia de Periperi). Em 2004, Evandro também foi processado e teve prisão temporária solicitada pelo Ministério Público, acusado de um roubo. A denúncia corre na 8ª Vara Crime, e ele chegou a ser preso pelo delito, mas foi solto no ano seguinte. Outros 13 dos 26 PMs mortos respondiam a processos em Salvador e região metropolitana.

Cidade mineira tem um assasinato a cada cinquenta anos


Na maioria das cidades brasileiras, a população se preocupa com crimes e violência. No entanto, há localidades em que os moradores conseguem levar uma vida tranqüila mesmo com as portas abertas. De acordo com o Ministério da Justiça, o município de Maria da Fé, no sul de Minas Gerais, registra um assassinato a cada meio século. A delegacia da cidade não tem sequer cadeia. O policial nunca precisou sacar a arma para um criminoso. Ao contrário do que acontece em cidades grandes, onde muita gente vive atrás de muros e grades, o que assusta é a temperatura baixa. Alguns juram que até neve já caiu na cidade. "Hoje está meio frio, e a gente fecha a janela, do contrário fica aberta mesmo porque não tem problema", conta uma moradora da cidade.

HOMENS SAO PRESOS POR TENTAREM ARROMBAR CASA LOTÉRICA DE POCOES



Três homens foram presos no início da madrugada deste domingo (12) pela Polícia Militar em Poções, a 444 quilômetros de Salvador, por tentativa de arrombamento a uma casa lotérica.
De acordo com a TV Sudoeste, afiliada da Rede Globo, os acusados já tinham passagem na polícia por assalto a banco e a carro forte em São Paulo.
Com os assaltantes a polícia encontrou as ferramentas usadas na tentativa de arrombamento. Cláudio Brito Mota, 27 anos, Leandro Brito Mota, 25 anos, e Alan de Oliveira Gonçalves, 22 anos, estão presos na delegacia da cidade.

POLICIAL É DETIDO COM COCAÍNA E MUNIÇÃO EM MATO GROSSO


A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 1,5 quilo de pasta base de cocaína e 574 munições com um Policial Militar, em Guia Lopes da Laguna (MS) neste domingo (12) . O policial, de 44 anos, viajava com a mulher pela rodovia BR-267 e pretendia ir para o Rio de Janeiro.
Durante fiscalização de rotina no veículo, a PRF encontrou a munição escondida embaixo do estepe do veículo. A droga estava dentro de pneus de bicicleta, no interior do estepe.
O policial disse aos agentes da PRF que recebeu a munição e o entorpecente no município de Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Ele receberia R$ 3 mil para transportar a droga até o Rio de Janeiro.
Ele e a mulher foram encaminhados para a delegacia de Jardim, em Mato Grosso do Sul.