sexta-feira, 30 de maio de 2008

INB assina contrato com a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec)


As Indústrias Nucleares do Brasil (INB) assinaram no dia 28, com a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), um contrato para a realização de um grande estudo epidemiológico nos municípios de Lagoa Real e Caetité, onde funciona unidade de mineração e beneficiamento de urânio da empresa.
A Fiotec, entidade vinculada à Fiocruz, vai levantar e comparar os casos de neoplasias e outras doenças associadas à radiação, com os dados entrados em outro município, também localizado no sertão baiano, e com mesmo perfil socio-econômico, mas onde não existe a presença de urânio.
Vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, a INB, tem todas as suas atividades controladas e fiscalizadas pelo IBAMA, CNEN e Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA), além de secretarias estaduais e municipais das áreas de meio ambiente e segurança do trabalho.
“Nós temos a certeza de que nossas atividades não provocam nenhum risco, nem à saúde das populações nem ao meio ambiente. No entanto, é necessário que esse estudo seja realizado; além de comprovar todas as informações dos organismos fiscalizadores, ele faz parte do compromisso que temos com a população, de respeito à vida e de transparência em nossas ações.” Afirmou o presidente da INB, Alfredo Tranjan Filho
O estudo vai comparar as informações sobre saúde desde antes da instalação da Unidade de Mineração e Beneficiamento de Urânio, ou seja, de 1995 até 2008. Para isso serão consultadas diversas fontes, como o IBGE, a Vigilância Epidemiológica, os principais Sistemas Nacionais de Informação em Saúde dos ministérios da Saúde e da Previdência.

Papo de esquina/ Papo cabeça




quinta-feira, 29 de maio de 2008

Pênaltis garantem Corinthians e Sport na decisão



Corinthians e Sport Recife são os finalistas da Copa do Brasil 2008. Eles garantiram suas vagas somente na cobrança de penalidades máximas, nesta quarta-feira à noite, quando aconteceram os jogos de volta das semifinais. O Corinthians vai tentar o título pela terceira vez, porque já levantou a copa em 1995 e 2002. O Sport foi finalista na primeira divisão, em 1989, perdendo para o Grêmio
As finais serão realizadas nos dias 4 e 11 de junho e os mandos de campo serão definidos, através de sorteio, nesta quinta-feira, às 14 horas, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.
Troco e pênaltisPara levar a decisão para os pênaltis, os mandantes devolveram os resultados dos jogos de ida. O Corinthians fez 2 a 1 no Botafogo, e levou a vaga nos pênaltis, por 5 a 4, enquanto o Vasco da Gama ganhou do Sport, por 2 a 0, mas o time pernambucano levou a melhor nas cobranças, também por 5 a 4.No Morumbi, em São Paulo, o Corinthians venceu o Botafogo, por 2 a 1, num jogo eletrizante. Os gols saíram no segundo tempo. Acosta abriu o placar, aos seis minutos, depois de receber belo passe de Herrera. O time carioca reagiu em seguida, aos nove minutos, quando Felipe falhou, soltando a bola nos pés de Renato Silva, na pequena área. O gol da vitória foi marcado por Chicão, de falta, aos 19 minutos, em outra falha do goleiro uruguaio Castillo. Na equilibrada cobrança de pênaltis, o goleiro Felipe virou herói ao defender a quinta cobrança botafoguense, feita por Zé Carlos. Os gols corintianos foram marcados por Chicão, Herrera, Nilton,

Pai descobre em site que filha foi violentada




O pai de uma menina de 13 anos descobre pela internet que a filha foi violentada sexualmente. As fotos que mostram o abuso sexual foram tiradas pelos agressores, um adulto e dois adolescentes.
Um dos menores, que está no Rio de Janeiro, prometeu se apresentar à polícia nesta quinta-feira (29). O outro adolescente está sendo procurado. Já o comerciário Darlan Ribeiro Costa, 19 anos, pode ter a prisão preventiva decretada pela Justiça a qualquer momento. O crime foi no município de Itanhém, no extremo sul do estado.
A menina de 13 anos foi violentada há um mês. Ela conta que tinha saído para tomar sorvete quando foi convidada para ir à casa de um dos rapazes, que era amigo dela, e acabou sendo embriagada.
'Eu percebi que eles estavam bebendo e ficaram insistindo para eu tomar. Quando eu fui tomando, fui perdendo a noção. Aí eu apaguei', conta a garota violentada.
O comerciário e os dois menores fotografaram a menina sendo abusada sexualmente. As fotos foram parar na internet em sites de relacionamentos da Espanha, Portugal e Estados Unidos, país onde mora o pai da menina.
'O pai surpreendentemente viu que se tratava da filha. Achou primeiro uma barbaridade, um absurdo, ligou para a mãe e pediu para que acionasse os órgãos competentes', conta o advogado da família, Rony Peterson.
A mãe da garota, que não quer ser identificada, se emociona ao pedir justiça. A vítima diz que ainda não superou o trauma e a vergonha pela violência sexual.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

A REVANCHE




Latrocida condenado em Guanambi


A juíza Adriana Silveira Bastos, que auxilia na Vara Crime de Guanambi, condenou Lúcio de Jesus, vulgo "Quinho", a pena definitiva de 22 (vinte e dois) anos de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado, na Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador.A sentença indica que o apenado, no dia 28 de agosto de 2007, na margem de uma Lagoa situada nas proximidades de um posto de combustíveis, em Guanambi, o apenado desferiu pauladas e pedradas na vítima Cícero Batista da Silva, que resultaram em lesões corporais que foram a causa da sua morte, tendo o condenado subtraído a motocicleta pertencente ao falecido.O crime teve grande repercussão na sociedade e a sentença imposta ao réu reflete a mobilidade do Poder Judiciário local e a sintonia com a necessidade de se impor os rigores da lei para aqueles que insistem em afrontar a ordem legal.O Cartório da Vara Crime de Guanambi, através o Escrivão Franklin Ribeiro da Silva, informou que o ritmo de sentenças tem sido excepcional e os processos tem alcançado evolução satisfatória.

Por: iGuanambi/Franklin Ribeiro da Silva

terça-feira, 27 de maio de 2008

segunda-feira, 26 de maio de 2008

CAETITÉ COMEÇA A CONSTRUIR SUA INDUSTRIA CIDADÃ


Caetité terá uma Indústria Cidadã para o fabrico de cachaça, açúcar mascavo, rapadura, melaço e outros derivados da cana-de-açúcar. A notícia foi confirmada pelo Diário Oficial da Bahia no dia 15 deste mês de maio, que publicou a contratação da empresa Metro Engenharia para realizar a obra. O terreno onde será instalada a Indústria Cidadã, situado no distrito de Santa Luzia foi doado pela empresária Vera Lúcia Araújo à Aprocana (Associação dos Produtores de Cana de Caetité), numa iniciativa que neutralizou a ação dos vereadores de oposição contra o prefeito Ricardo Ladeia (PSDB) e o vice-prefeito José Silveira, Tota (PMDB).
Os vereadores oposicionistas conseguiram barrar o projeto que precisaria de dois terços dos votos e impediram que o terreno fosse doado pela prefeitura.
A Indústria Cidadã é um programa pioneiro no Brasil comandado pela Sudic (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial), órgão da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio, que é gerida pelo PMDB. O programa identifica a vocação econômica do município e incentiva a fabricação e comercialização dos seus produtos com a participação direta dos pequenos produtores. “É, em resumo, um grande programa de geração de emprego e renda”, diz o tesoureiro do PMDB, Leonardo Américo, que participou da luta pela Indústria Cidadã desde o começo.
Orçado em R$ 600 mil, o primeiro galpão foi projetado para ser entregue pronto para começar a produzir. A obra fica a encargo da Sudic e os equipamentos serão adquiridos pelo Ministério da Integração Nacional.

NO ALMOÇO DA SEGUNDA...