segunda-feira, 26 de maio de 2008

CAETITÉ COMEÇA A CONSTRUIR SUA INDUSTRIA CIDADÃ


Caetité terá uma Indústria Cidadã para o fabrico de cachaça, açúcar mascavo, rapadura, melaço e outros derivados da cana-de-açúcar. A notícia foi confirmada pelo Diário Oficial da Bahia no dia 15 deste mês de maio, que publicou a contratação da empresa Metro Engenharia para realizar a obra. O terreno onde será instalada a Indústria Cidadã, situado no distrito de Santa Luzia foi doado pela empresária Vera Lúcia Araújo à Aprocana (Associação dos Produtores de Cana de Caetité), numa iniciativa que neutralizou a ação dos vereadores de oposição contra o prefeito Ricardo Ladeia (PSDB) e o vice-prefeito José Silveira, Tota (PMDB).
Os vereadores oposicionistas conseguiram barrar o projeto que precisaria de dois terços dos votos e impediram que o terreno fosse doado pela prefeitura.
A Indústria Cidadã é um programa pioneiro no Brasil comandado pela Sudic (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial), órgão da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio, que é gerida pelo PMDB. O programa identifica a vocação econômica do município e incentiva a fabricação e comercialização dos seus produtos com a participação direta dos pequenos produtores. “É, em resumo, um grande programa de geração de emprego e renda”, diz o tesoureiro do PMDB, Leonardo Américo, que participou da luta pela Indústria Cidadã desde o começo.
Orçado em R$ 600 mil, o primeiro galpão foi projetado para ser entregue pronto para começar a produzir. A obra fica a encargo da Sudic e os equipamentos serão adquiridos pelo Ministério da Integração Nacional.