sábado, 22 de novembro de 2008

Professores estaduais encerram paralisação


Os professores e funcionários da rede estadual de ensino da Bahia encerraram, na noite desta sexta-feira (21), a paralisação de advertência que teve início da manhã de ontem. A decisão foi tomada após uma reunião realizada ontem a tarde, entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), da Secretaria de Educação (SEC) e da Administração (Saeb).
De acordo com a coordenadora do sindicato, Marilene Betros, as aulas em todo a rede estadual voltam ao normal na próxima segunda-feira (24). Por conta da paralisação, 90% das escolas tiveram as atividades suspensas nesta sexta.
Durante a reunião de ontem, os professores discutiram com membros do Governo do Estado alguns itens da pauta de reivindicação. Entre os assuntos abordados, está a questão da aposentadoria. 'O governo prometeu, até o fim do ano, encaminhar todos os processos para a Procuradoria Geral, último trâmite para que a assinatura das aposentadorias dos professores possa ser efetivada', disse Betros.
Ainda de acordo com a sindicalista, a SEC e a Saeb vão elaborar uma proposta de piso salarial da categoria, que deve ser apresentada até 19 de dezembro aos professores.
Na próxima terça (25) e quarta-feira (26), a categoria vai se reunir para discutir os pontos da reunião desta sexta. Já na quinta (27), às 9h, os professores se encontram no ginásio dos bancários, nos Aflitos, para definir os rumos do movimento. No ano passado, a greve na rede estadual de ensino durou mais de 50 dias.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Agência do BB de Paramirim é assaltada

A agência do Banco do Brasil da cidade de Paramirim, a 760 km de Salvador, foi assaltada por volta das 10h30 desta quinta-feira (20). De acordo com a delegacia da cidade, cinco homens armados com metralhadoras, fuzis e espingardas invadiram o banco e fugiram logo em seguida em uma Silverado vermelha. Os bandidos foram em direção à cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 30 km de Paramirim.
O carro foi encontrado por policiais da 46ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), na região de Grama, em Paramirim. De acordo com um policial civil, a quadrilha é a mesma que assaltou o Banco do Brasil de Rio de Contas, Rio do Pires e Lagoa Real.
Ainda segundo o policial, os bandidos estavam presos, mas foram liberados pela Justiça. A Polícia Militar faz buscas na região de Paramirim para tentar localizar os assaltantes.









quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Alfredo Tranjan Filho e Jan Slezak Participam de encontro em Salvador


Na próxima segunda feira (24) terá início em Salvador (BA), o Encontro Regional sobre Prospecção, Exploração e Técnicas de Produção de Urânio Considerendo Aspectos Ambientais. O evento, promovido pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), organismo vinculado à Organização das Nações Unidas, reunirá mais de 40 técnicos da América Latina e de entidades e empresas brasileiras do setor nuclear e de mineração, como: Indústrias Nucleares do Brasil, Comissão Nacional de Energia Nuclear, Companhia Brasileira de Recursos Minerais e Instituto de Radioproteção e Dosimetria.O encontro, que se realizará no Hotel Pestana, será aberto às 10 horas pelo presidente da INB, Alfredo Tranjan Filho e pelo representante da AIEA, Jan Slezak. A abertura do encontro é aberta à imprensa.De acordo com a programação, as reuniões técnicas acontecerão até a quarta feira (26) Na quinta feira (28) os participantes do evento viajam a Caetité, onde conhecerão as atividades da unidade de mineração e beneficiamento de urânio das Indústrias Nucleares do Brasil, a única mina de urânio em operação em toda a América Latina.

País é campeão em mortes violentas


O Brasil ocupou o primeiro lugar em mortes violentas no estudo comparativo entre 11 países realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea).
A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (19) e apontou, na análise da proporção estimada de mortes por danos intencionais, que a violência foi a causa de 4,69% das mortes ocorridas nos anos de 2002 a 2003.
Esse índice é praticamente o dobro de todos os outros países pesquisados: África do Sul, México, Argentina, Índia, China, Rússia, Espanha, Alemanha, Finlândia e Estados Unidos.
“Quando vemos as mortes causadas por danos intencionais, verificamos que o índice no Brasil é praticamente o dobro de qualquer outro país. Não chega a ser o dobro da África do Sul, um país que teve apartheid. A violência, segundo dados da Organização Mundial de Saúde é algo que está produzindo uma verdadeira destruição do ponto de vista da sociedade brasileira”, avaliou o diretor do Ipea no Centro Internacional de Pobreza, o pesquisador Milko Maltijascic.
Esse dado refere-se à violência externa exclusivamente. Não inclui, por exemplo, danos auto-imputados, ou seja, suicídio, que no Brasil, de acordo com dados da OMS, representa um índice muito abaixo dos demais países. O índice também não inclui as mortes no trânsito.
“É a violência externa, ou seja, a violência de um contra o outro. O índice de suicídio é baixo, ou seja, o brasileiro quer viver. Não está querendo se matar não”, definiu Maltijascic.
A África do Sul, país que ocupou o segundo lugar na questão da violência, apresentou índice, nesse mesmo período, de 2,84%. Em países desenvolvidos como a Finlândia, a Alemanha e os Estados Unidos, os índices de mortes por violência ficou em 0,34%, 0,07 % e 0,65% respectivamente.
O estudo Desenvolvimento e Experiências Internacionais Comparadas apontou ainda que o Brasil apresenta índices de mortes por doenças típicas tanto de países desenvolvidos, quanto de países pobres.
“O Brasil é um caso interessante. Ao mesmo tempo em que tem um perfil de saúde de países em desenvolvimento, já apresenta vários sintomas de países desenvolvidos. O Brasil, com isso, tem todos os desafios a enfrentar”, alertou Maltijascic.
O estudo apontou ainda a dramática situação de países como a África do Sul e Índia que sofrem com altíssimos índices de infecção por Aids. “No caso de doenças causadas por parasitas e infecciosas, se pegarmos a África do Sul, temos um índice de 59% e temos a Índia com 20%. Um em cada três sul-africanos tem aids. Isso certamente diminui a esperança de vida saudável do país. São dados que estão fazendo recuar a qualidade de vida desses países”, avaliou Maltijascic.

Homem morre após atacar PM e fazer um refém


Tiroteio, perseguição e morte em uma avenida movimentada de Salvador, na manhã desta quarta-feira (19). Segundo a polícia, um homem tentou assaltar um policial e acabou morrendo baleado. O policial e uma mulher ficaram feridos.
Tudo começou em frente a uma agência bancária na Avenida San Martin, perto do Largo do Tanque. Segundo a polícia, o assaltante em uma moto tentou aplicar o golpe da saidinha bancária, mas a vítima, um policial militar que também estava de moto reagiu a tiros e houve perseguição. Num cruzamento, na Avenida Barros Reis, o assaltante rendeu um outro motociclista e o fez refém.
Na delegacia, o motociclista, que prefere não se identificar, contou como tudo aconteceu. 'Ele [o assaltante] já baleado, só fez me pegar pelo pescoço, botar a arma na minha cabeça e metendo-lhe tiro pra trás. Quando eu consegui parar a moto, que ele caiu. Mesmo assim, os policiais chegando e ele metendo-lhe tiro nos policiais', conta.
O assaltante foi levado para o Hospital Ernesto Simões, mas morreu no início da tarde.
O policial e uma mulher que o acompanhava também ficaram feridos e foram levados para o Hospital Geral do Estado (HGE). Telma Cristina Ferreira Lima está fora de perigo e o policial militar Ivan Carlos Santos Leite foi submetido a uma operação. O assaltante ainda não foi identificado.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Mineradora nega responsabilidade em caso de urânio na água de Caetité


BRASÍLIA - O urânio detectado em amostras de água do subsolo do município de Caetité, na Bahia, analisadas pela organização não-governamental Greenpeace, sempre existiu na região e não é resultado da exploração feita pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB), garante o diretor de Recursos Minerais da estatal, Otto Bittencourt Netto.O diretor, que também é geólogo, garante que o urânio encontrado na água de Caetité existe na região há mais de 500 milhões de anos. Segundo ele, é uma das chamadas “anomalias de urânio”, que existe em outros pontos do país e em vários locais do mundo. - A água dali contém urânio naturalmente, sempre conteve. O que podemos garantir é que a operação da INB naquela região não contribui com nada para fazer a concentração de urânio naquelas águas - afirma Netto.Ele também garante que a concentração de urânio nas águas da região é monitorada constantemente. - Todo o mês vamos lá, coletamos e analisamos a água de todos os poços. Não existe alteração nenhuma nos últimos 10 anos - diz. Segundo Netto, se as medições verificarem algum aumento nos níveis de radiação, as atividades da INB serão paralisadas imediatamente.No mês passado, o Greenpeace divulgou um relatório denunciando a contaminação da água por urânio em Caetité. Segundo o documento, a população estaria sofrendo com os impactos causados pelas operações na usina de urânio gerenciada pela INB, estatal responsável pela exploração e produção de urânio para as usinas nucleares do país.Uma equipe da Agência Brasil esteve em Caetité para conversar com a população sobre a questão. De acordo com a apuração da reportagem, as pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre a contaminação da água na região e alguns até suspeitam terem adoecido por causa da radiação.Segundo o diretor da INB, a quantidade de radiação contida no subsolo é mínima e não causa efeitos nocivos à saúde. Netto critica a maneira “alarmista” com que o tema foi tratado na região. - O assunto gerou um pânico na população por causa da irresponsabilidade de alguns órgãos. Mas, aos poucos, estamos contornando isso, mostrando que não é nada disso - diz. Segundo ele, o pavor é justificado pela falta de conhecimento da população em relação ao tema.A denúncia do Greenpeace está sendo investigada pelo Ministério Público Federal, que realizou uma audiência pública em Caetité para ouvir a comunidade local sobre a questão.

jbonline.terra.com.br

Homem é preso após fazer família refém


Um homem foi preso, nesta segunda-feira (17), depois de fazer a ex-esposa refém, na cidade de Andorinha, a 40 km de Senhor do Bonfim. O seqüestro começou pouco depois das 11h de hoje.
Além da ex-esposa, Ana Paula Dias da Silva, 27 anos, Damázio Pereira da Silva, 24 anos, chegou a fazer refém também o filho do casal, de um ano e três meses. A criança foi liberada no começo da tarde.
De acordo com a polícia, Damázio estava armado com um revólver e não aceitava o fim do relacionamento. Depois de cinco horas de negociação, ele se entregou na presença de um advogado e foi encaminhado para a delegacia de Senhor do Bonfim. Ninguém ficou ferido.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

POLÍCIA DE MALHADA ESPANCA JOVEM QUE NÃO PORTAVA DOCUMENTO DE MOTO

Um jovem no município de Malhada foi covardemente espancado por policiais, após uma abordagem. O motivo da agressão, seria pelo fato da vitima estar conduzindo uma motocicleta sem o documento obrigatório. Mesmo tendo conhecimento de que se tratava de um trabalhador que reside naquele município, os policiais agiram de forma truculenta.
Que providências sejam tomadas.Esse tipo de comportamento parte de policiais despreparados, ou que às vezes estão no lugar errado.

MENOR DE 15 ANOS É DETIDO APÓS TENTAR MATAR PAI COM MACHADO EM GUANAMBI


Foi conduzido ao complexo policial na última quinta-feira (13/11), por volta das 07h50min da manhã, o adolescente P.T.deB.doN., 15 anos de idade, após tentar matar o próprio pai José Ricardo do Nascimento. O menor se armou com um machado e partiu para cima do pai, mas acabou sendo contido e detido pelos componentes da Puma 1774, da 5ª CIA da policia militar.
Pai e filho residem no Bairro Ipiranga em Guanambi.