
O objetivo era localizar áreas de ocupação ilegal e desmatamento, mas os fiscais acabaram encontrando até uma fazenda dentro de um parque nacional.
O terreno de 2.200 hectares fica na área do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, em Formosa do Rio Preto, também na região Oeste do estado. A propriedade já tinha sido embargada por fiscais do Ibama em uma operação anterior. Mesmo assim, os donos continuaram desmatando a área para a plantação de soja.
Para surpresa dos fiscais, apesar de irregular, a fazenda tinha financiamento do Banco do Brasil. Máquinas, caminhões, galões de agrotóxicos, arma e sementes prontas para o plantio da próxima safra foram apreendidos.
Os donos foram multados em R$ 440 mil e já acumulam multas que passam dos R$ 800 mil. Um deles foi detido. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou da operação. Essas sojas piratas serão vendidas e os recursos vão servir para recuperar essa área, disse Minc.
Numa outra área, no município de Riachão das Neves, mais de dois mil hectares de mata nativa estavam totalmente queimados. Foram apreendidos troncos de madeira que eram usados em mais de 300 fornos de uma carvoaria. Na fazenda, 40 trabalhadores viviam em regime de escravidão.