sábado, 22 de novembro de 2008

Professores estaduais encerram paralisação


Os professores e funcionários da rede estadual de ensino da Bahia encerraram, na noite desta sexta-feira (21), a paralisação de advertência que teve início da manhã de ontem. A decisão foi tomada após uma reunião realizada ontem a tarde, entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), da Secretaria de Educação (SEC) e da Administração (Saeb).
De acordo com a coordenadora do sindicato, Marilene Betros, as aulas em todo a rede estadual voltam ao normal na próxima segunda-feira (24). Por conta da paralisação, 90% das escolas tiveram as atividades suspensas nesta sexta.
Durante a reunião de ontem, os professores discutiram com membros do Governo do Estado alguns itens da pauta de reivindicação. Entre os assuntos abordados, está a questão da aposentadoria. 'O governo prometeu, até o fim do ano, encaminhar todos os processos para a Procuradoria Geral, último trâmite para que a assinatura das aposentadorias dos professores possa ser efetivada', disse Betros.
Ainda de acordo com a sindicalista, a SEC e a Saeb vão elaborar uma proposta de piso salarial da categoria, que deve ser apresentada até 19 de dezembro aos professores.
Na próxima terça (25) e quarta-feira (26), a categoria vai se reunir para discutir os pontos da reunião desta sexta. Já na quinta (27), às 9h, os professores se encontram no ginásio dos bancários, nos Aflitos, para definir os rumos do movimento. No ano passado, a greve na rede estadual de ensino durou mais de 50 dias.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Agência do BB de Paramirim é assaltada

A agência do Banco do Brasil da cidade de Paramirim, a 760 km de Salvador, foi assaltada por volta das 10h30 desta quinta-feira (20). De acordo com a delegacia da cidade, cinco homens armados com metralhadoras, fuzis e espingardas invadiram o banco e fugiram logo em seguida em uma Silverado vermelha. Os bandidos foram em direção à cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 30 km de Paramirim.
O carro foi encontrado por policiais da 46ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), na região de Grama, em Paramirim. De acordo com um policial civil, a quadrilha é a mesma que assaltou o Banco do Brasil de Rio de Contas, Rio do Pires e Lagoa Real.
Ainda segundo o policial, os bandidos estavam presos, mas foram liberados pela Justiça. A Polícia Militar faz buscas na região de Paramirim para tentar localizar os assaltantes.









quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Alfredo Tranjan Filho e Jan Slezak Participam de encontro em Salvador


Na próxima segunda feira (24) terá início em Salvador (BA), o Encontro Regional sobre Prospecção, Exploração e Técnicas de Produção de Urânio Considerendo Aspectos Ambientais. O evento, promovido pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), organismo vinculado à Organização das Nações Unidas, reunirá mais de 40 técnicos da América Latina e de entidades e empresas brasileiras do setor nuclear e de mineração, como: Indústrias Nucleares do Brasil, Comissão Nacional de Energia Nuclear, Companhia Brasileira de Recursos Minerais e Instituto de Radioproteção e Dosimetria.O encontro, que se realizará no Hotel Pestana, será aberto às 10 horas pelo presidente da INB, Alfredo Tranjan Filho e pelo representante da AIEA, Jan Slezak. A abertura do encontro é aberta à imprensa.De acordo com a programação, as reuniões técnicas acontecerão até a quarta feira (26) Na quinta feira (28) os participantes do evento viajam a Caetité, onde conhecerão as atividades da unidade de mineração e beneficiamento de urânio das Indústrias Nucleares do Brasil, a única mina de urânio em operação em toda a América Latina.

País é campeão em mortes violentas


O Brasil ocupou o primeiro lugar em mortes violentas no estudo comparativo entre 11 países realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea).
A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (19) e apontou, na análise da proporção estimada de mortes por danos intencionais, que a violência foi a causa de 4,69% das mortes ocorridas nos anos de 2002 a 2003.
Esse índice é praticamente o dobro de todos os outros países pesquisados: África do Sul, México, Argentina, Índia, China, Rússia, Espanha, Alemanha, Finlândia e Estados Unidos.
“Quando vemos as mortes causadas por danos intencionais, verificamos que o índice no Brasil é praticamente o dobro de qualquer outro país. Não chega a ser o dobro da África do Sul, um país que teve apartheid. A violência, segundo dados da Organização Mundial de Saúde é algo que está produzindo uma verdadeira destruição do ponto de vista da sociedade brasileira”, avaliou o diretor do Ipea no Centro Internacional de Pobreza, o pesquisador Milko Maltijascic.
Esse dado refere-se à violência externa exclusivamente. Não inclui, por exemplo, danos auto-imputados, ou seja, suicídio, que no Brasil, de acordo com dados da OMS, representa um índice muito abaixo dos demais países. O índice também não inclui as mortes no trânsito.
“É a violência externa, ou seja, a violência de um contra o outro. O índice de suicídio é baixo, ou seja, o brasileiro quer viver. Não está querendo se matar não”, definiu Maltijascic.
A África do Sul, país que ocupou o segundo lugar na questão da violência, apresentou índice, nesse mesmo período, de 2,84%. Em países desenvolvidos como a Finlândia, a Alemanha e os Estados Unidos, os índices de mortes por violência ficou em 0,34%, 0,07 % e 0,65% respectivamente.
O estudo Desenvolvimento e Experiências Internacionais Comparadas apontou ainda que o Brasil apresenta índices de mortes por doenças típicas tanto de países desenvolvidos, quanto de países pobres.
“O Brasil é um caso interessante. Ao mesmo tempo em que tem um perfil de saúde de países em desenvolvimento, já apresenta vários sintomas de países desenvolvidos. O Brasil, com isso, tem todos os desafios a enfrentar”, alertou Maltijascic.
O estudo apontou ainda a dramática situação de países como a África do Sul e Índia que sofrem com altíssimos índices de infecção por Aids. “No caso de doenças causadas por parasitas e infecciosas, se pegarmos a África do Sul, temos um índice de 59% e temos a Índia com 20%. Um em cada três sul-africanos tem aids. Isso certamente diminui a esperança de vida saudável do país. São dados que estão fazendo recuar a qualidade de vida desses países”, avaliou Maltijascic.

Homem morre após atacar PM e fazer um refém


Tiroteio, perseguição e morte em uma avenida movimentada de Salvador, na manhã desta quarta-feira (19). Segundo a polícia, um homem tentou assaltar um policial e acabou morrendo baleado. O policial e uma mulher ficaram feridos.
Tudo começou em frente a uma agência bancária na Avenida San Martin, perto do Largo do Tanque. Segundo a polícia, o assaltante em uma moto tentou aplicar o golpe da saidinha bancária, mas a vítima, um policial militar que também estava de moto reagiu a tiros e houve perseguição. Num cruzamento, na Avenida Barros Reis, o assaltante rendeu um outro motociclista e o fez refém.
Na delegacia, o motociclista, que prefere não se identificar, contou como tudo aconteceu. 'Ele [o assaltante] já baleado, só fez me pegar pelo pescoço, botar a arma na minha cabeça e metendo-lhe tiro pra trás. Quando eu consegui parar a moto, que ele caiu. Mesmo assim, os policiais chegando e ele metendo-lhe tiro nos policiais', conta.
O assaltante foi levado para o Hospital Ernesto Simões, mas morreu no início da tarde.
O policial e uma mulher que o acompanhava também ficaram feridos e foram levados para o Hospital Geral do Estado (HGE). Telma Cristina Ferreira Lima está fora de perigo e o policial militar Ivan Carlos Santos Leite foi submetido a uma operação. O assaltante ainda não foi identificado.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Mineradora nega responsabilidade em caso de urânio na água de Caetité


BRASÍLIA - O urânio detectado em amostras de água do subsolo do município de Caetité, na Bahia, analisadas pela organização não-governamental Greenpeace, sempre existiu na região e não é resultado da exploração feita pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB), garante o diretor de Recursos Minerais da estatal, Otto Bittencourt Netto.O diretor, que também é geólogo, garante que o urânio encontrado na água de Caetité existe na região há mais de 500 milhões de anos. Segundo ele, é uma das chamadas “anomalias de urânio”, que existe em outros pontos do país e em vários locais do mundo. - A água dali contém urânio naturalmente, sempre conteve. O que podemos garantir é que a operação da INB naquela região não contribui com nada para fazer a concentração de urânio naquelas águas - afirma Netto.Ele também garante que a concentração de urânio nas águas da região é monitorada constantemente. - Todo o mês vamos lá, coletamos e analisamos a água de todos os poços. Não existe alteração nenhuma nos últimos 10 anos - diz. Segundo Netto, se as medições verificarem algum aumento nos níveis de radiação, as atividades da INB serão paralisadas imediatamente.No mês passado, o Greenpeace divulgou um relatório denunciando a contaminação da água por urânio em Caetité. Segundo o documento, a população estaria sofrendo com os impactos causados pelas operações na usina de urânio gerenciada pela INB, estatal responsável pela exploração e produção de urânio para as usinas nucleares do país.Uma equipe da Agência Brasil esteve em Caetité para conversar com a população sobre a questão. De acordo com a apuração da reportagem, as pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre a contaminação da água na região e alguns até suspeitam terem adoecido por causa da radiação.Segundo o diretor da INB, a quantidade de radiação contida no subsolo é mínima e não causa efeitos nocivos à saúde. Netto critica a maneira “alarmista” com que o tema foi tratado na região. - O assunto gerou um pânico na população por causa da irresponsabilidade de alguns órgãos. Mas, aos poucos, estamos contornando isso, mostrando que não é nada disso - diz. Segundo ele, o pavor é justificado pela falta de conhecimento da população em relação ao tema.A denúncia do Greenpeace está sendo investigada pelo Ministério Público Federal, que realizou uma audiência pública em Caetité para ouvir a comunidade local sobre a questão.

jbonline.terra.com.br

Homem é preso após fazer família refém


Um homem foi preso, nesta segunda-feira (17), depois de fazer a ex-esposa refém, na cidade de Andorinha, a 40 km de Senhor do Bonfim. O seqüestro começou pouco depois das 11h de hoje.
Além da ex-esposa, Ana Paula Dias da Silva, 27 anos, Damázio Pereira da Silva, 24 anos, chegou a fazer refém também o filho do casal, de um ano e três meses. A criança foi liberada no começo da tarde.
De acordo com a polícia, Damázio estava armado com um revólver e não aceitava o fim do relacionamento. Depois de cinco horas de negociação, ele se entregou na presença de um advogado e foi encaminhado para a delegacia de Senhor do Bonfim. Ninguém ficou ferido.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

POLÍCIA DE MALHADA ESPANCA JOVEM QUE NÃO PORTAVA DOCUMENTO DE MOTO

Um jovem no município de Malhada foi covardemente espancado por policiais, após uma abordagem. O motivo da agressão, seria pelo fato da vitima estar conduzindo uma motocicleta sem o documento obrigatório. Mesmo tendo conhecimento de que se tratava de um trabalhador que reside naquele município, os policiais agiram de forma truculenta.
Que providências sejam tomadas.Esse tipo de comportamento parte de policiais despreparados, ou que às vezes estão no lugar errado.

MENOR DE 15 ANOS É DETIDO APÓS TENTAR MATAR PAI COM MACHADO EM GUANAMBI


Foi conduzido ao complexo policial na última quinta-feira (13/11), por volta das 07h50min da manhã, o adolescente P.T.deB.doN., 15 anos de idade, após tentar matar o próprio pai José Ricardo do Nascimento. O menor se armou com um machado e partiu para cima do pai, mas acabou sendo contido e detido pelos componentes da Puma 1774, da 5ª CIA da policia militar.
Pai e filho residem no Bairro Ipiranga em Guanambi.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ainda bem que a verdade prevalece!Seu Pedro

Se eu houvesse morrido na noite da audiência, meu corpo teria sido revirado dentro do caixão por minha alma agoniada, com a voz trancada na goela. Mas felizmente meu coração acelerado não chegou a explodir, mostrando-se calmo depois que minha fala, após um primeiro protesto. Enfim pude dizer que, "a notícia é produto da informação, tal como se diz que o homem é produto do meio". Já eram 24:00 horas!Isto tudo porque os oradores que se revezavam apenas diziam que imprensa era a culpada, enquanto a ONG "Greenpeace" se dizia santinha, a imprensa é que teria aumentado a notícia que correu o Brasil, boa parte do mundo, dando a informação de que uma toda a cidade estaria em risco, com sua água contaminada por urânio, quando se tratava apenas de um poço caseiro, tipo cacimba, que neste sertão seco, abastece um restrito numero de pessoas, talvez duas dúzias delas, com um mais alto grau de radioatividade do que o recomenda, assim mesmo sem perigo de matar.A audiência era pública, e eu como público ali estava, no entanto não me inscrevi para falar na hora em que faziam à lista, pois não esperava tanta desfaçatez por parte dos "sacolgistas" - se fazem de ecologistas para correr a sacolinha, como nas mais perfídias igrejas! Como uma igreja sem milagres o "Grrenpeace".Nas emissoras de televisão, nas emissoras de rádio, em jornais impresso, as notícias pipocavam. Uma região inteira estava contaminada e os habitantes fadados a morrer de câncer! O que fariam aquelas famílias? Fugindo para o Rio de Janeiro poderiam morrer com uma bala perdida, se ficam no Sertão poderiam morrer de câncer! Pelo menos assim as notícias sugeriam.A imprensa não e advinha, repórter não nada com bola de cristal. Assim a notícia é produzida de acordo com o informado; e disseram que as água que saiam das torneias estava condenas, ainda mais com um padre por trás incendiando o cenário, e o "Greenpeace" produzindo um relatório, cheio de paradoxos, em que, na capa há um alarde."Ciclo do perigo - Impactos da produção de combustível nuclear no Brasil. Denúncia: Contaminação de água por urânio em Caetité - Bahia". Se tudo isto fosse verdade, eles que buscam culpados, e culpam a INB, ainda assim estariam errados. O "culpado" seria Deus, que na criação do Mundo, a milhões de anos premiou este sertão pobre com uma riqueza; uma das maiores das reservas de urânio do mundo!

domingo, 9 de novembro de 2008

O QUE SE ESCONDE AFINAL?


Angústia.
Este é o sentimento de quem se esforça em entender o que de fato representa a PRESERVAÇÃO e PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL. Fico angustiado me deparando diariamente com pseudoambientalistas que erguem a bandeira da preservação, mas o que lhes movem, na verdade, são interesses particulares ou corporativos e a ganância por dinheiro. Hoje basta um desocupado ler alguns folhetins do Greenpeace ou artigos tendenciosos do WWF para se auto-intitular AMBIENTALISTA.
Uma viagem bancada pelo Greenpeace com estadia, salão de beleza e mais viagens bancadas pelo grupo, e isso não se limita às pessoas mais simples não, são pessoas lideres de movimentos etc, qual o verdadeiro interesse???? Será de amor ao próximo? Ou amor à próxima “viagem”?
Quanto ao Greenpeace, este não mediu as conseqüências e colocou minha cidade na faixa dos abandonados, espalhando o desemprego, a falta de captação de renda para o município, e mais colocando a pacata Caetité no rol das discriminadas.
Cadê o esforço mental do estudo científico, ou pelo menos do senso crítico de se comparar as informações? Por que alguns ambientalistas se recusam a ler e analisar de maneira racional qualquer informação científica que não se alinhe com sua doutrina ideológica???? O caso da INB é um emblema dessa realidade brasileira: O meio ambiente é escravo da ignorância que predomina em nosso meio. Obviamente que é um meio prolífico para a disseminação da corrupção e das inversões de valores. Quem tem o poder do convencimento vive manipulando as pessoas, principalmente as classes mais humildes na intenção única, exclusiva e explícita de favorecer a si próprio, mesmo que isso ainda se expõe a ser animador auditório em audiências públicas, puxando aplausos e vaias, como: ÙÙÙÙÙ, Comprado! Comprado! Que troço mais ridículo!
Um tempo se prega o amor, muda de roupa e prega-se o terror!
O Greenpeace Pode mais por isso compra mais... até as opiniões voláteis dos nossos (pseudo)ambientalistas.
De angústia passo à revolta. Quero realmente ser um cidadão exemplar.
A despeito de toda campanha difamatória contra a minha querida Caetité, prefiro ser alvo das vaias por aqueles que defendem seus interesses, e prefiro me agigantar com base numa pequena, mas sólida argumentação:
A VERDADE.

sábado, 8 de novembro de 2008

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Único poço com sinais de urânio fica a 10 km da mineração e tem índices 10 vezes inferiores ao limite


Fica localizado a cerca de 10 quilômetros da mineração de urânio das Indústrias Nucleares do Brasil, em Caetité, o único poço onde as águas apresentam uma maior concentração de urânio, segundo as análises realizadas pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGA). Mesmo assim, a dose do urânio nele detectada – 0,03 milisievert - é 10 vezes inferior ao limite estabelecido para a atividade de mineração pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, que é de 0,3 milisievert.
“Ainda não foi possível avaliar o causador da contaminação em Caetité. Os resultados preliminares não indicam se a contaminação encontrada foi provocada pela atividade de mineração da INB ou se é natural, devido à presença do urânio no solo da região. A radioatividade presente na água pode vir de contaminação natural pela situação geológica do local”, afirma o relatório do INGA.
Em todos os outros poços que, segundo o relatório do Greenpeace estavam com suas águas contaminadas por urânio, as análises do INGA demonstraram não haver nenhuma concentração maior do mineral. Portanto, as águas não representam nenhum risco à saúde da população. Segundo especialistas, é normal que numa região uranífera, o teor do mineral seja mais elevado em alguns pontos que em outras. Segundo o professor Nelson Valverde, especialista em radiação e saúde, que atuou como consultor da Agência Internacional de Energia Atômica, “se, em algum ponto da área de influência da Unidade da INB, a água apresentar uma maior concentração de urânio, isso é um fato natural, já que esse mineral existe na crosta terrestre desde o início dos tempos. A radiação natural é um fato da nossa vida, e as atividades de mineração e beneficiamento de urânio não contribuem em nada para aumentar a taxa de radiação em Caetité, que é natural daquela região”.

Mulher Jabuticaba


Depois da mulher melancia, da mulher pêra, da mulher espetinho do Dão(todo mundo come), da mulher tamarindo, temos uma nova versão a mulher jabutica. Esta com certeza não se po de ser aproveitada, já passou do ponto.

PREFEITO DE CIDADE BAIANA É AFASTADO POR EMISSÃO DE CHEQUES SEM FUNDOS


O prefeito de Conceição do Almeida (a 159 km de Salvador), Joel Neiva, do DEM, foi afastado do cargo na manhã de quinta-feira, 6, denunciado por uma série de irregularidades, entre elas a emissão de 257 cheques sem fundos no valor total de mais de R$ 1 milhão, fraudes em licitações, falsificação de documentos e desvio de verbas públicas.
O prefeito foi afastado em virtude de quatro ações civis públicas propostas pela promotora de Justiça da comarca local, Sônia Suga, que foram acatadas pelo juiz da comarca, José Brandão.
Além do prefeito, foi também afastado do cargo por co-participação o tesoureiro da prefeitura, Roberto Oliveira Ambrose, conhecido por Rebouças.
PROCESSOS - De acordo com a promotora de Justiça, Sônia Suga, as contas da prefeitura também foram bloqueadas e o prefeito afastado não pode entrar no prédio. "Isso para ele não retirar nenhum documento. Foram detectadas inúmeras irregularidades na administração municipal, como estelionato.
Mesmo com recurso, dificilmente ele retornará ao cargo porque não poderá se absolver de tantos processos. Além disso, a situação do município é complicada, os funcionários estão sem receber salários há dois meses. A cidade está um caos", lamentou a promotora.O prefeito afastado Joel Neiva não foi localizado pela reportagem para falar sobre o assunto. O celular de contato permaneceu desligado durante as tentativas de comunicação com ele.Quem deve assumir a prefeitura é o vice-prefeito Francisco Filho, que administrará um município que está com seus serviços essenciais parados, segundo o Ministério Público.

OPERAÇÃO DESCOBRE TRABALHO ESCRAVO EM FAZENDA NA BAHIA


Quarenta pessoas foram encontradas trabalhando em regime de escravidão no Oeste da Bahia. O caso foi descoberto durante a Operação Veredas, feita pelo Ibama em parceria com a Polícia Federal. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, acompanhou a operação.
O objetivo era localizar áreas de ocupação ilegal e desmatamento, mas os fiscais acabaram encontrando até uma fazenda dentro de um parque nacional.
O terreno de 2.200 hectares fica na área do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, em Formosa do Rio Preto, também na região Oeste do estado. A propriedade já tinha sido embargada por fiscais do Ibama em uma operação anterior. Mesmo assim, os donos continuaram desmatando a área para a plantação de soja.
Para surpresa dos fiscais, apesar de irregular, a fazenda tinha financiamento do Banco do Brasil. Máquinas, caminhões, galões de agrotóxicos, arma e sementes prontas para o plantio da próxima safra foram apreendidos.
Os donos foram multados em R$ 440 mil e já acumulam multas que passam dos R$ 800 mil. Um deles foi detido. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou da operação. Essas sojas piratas serão vendidas e os recursos vão servir para recuperar essa área, disse Minc.
Numa outra área, no município de Riachão das Neves, mais de dois mil hectares de mata nativa estavam totalmente queimados. Foram apreendidos troncos de madeira que eram usados em mais de 300 fornos de uma carvoaria. Na fazenda, 40 trabalhadores viviam em regime de escravidão.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

61% dos alunos de medicina são reprovados em exame do Cremesp

O índice de reprovação dos estudantes de medicina no Exame do Conselho Regional de Medicina (Cremesp) atingiu 61% em 2008. A prova foi aplicada em agosto e setembro deste ano, em sua quarta edição. O percentual de reprovados praticamente dobrou desde o primeiro exame - passando de 31% em 2005 para 61% em 2008.
A primeira fase teve 934 inscritos e 679 candidatos que efetivamente fizeram a prova. Desse total, somente 262 participantes (39%) foram aprovados para a segunda fase. Para ser convocado para a segunda etapa, quando é aplicada a prova prática, é preciso acertar o mínimo de 60% da prova objetiva da primeira fase, o que corresponde ao acerto de 72 questões, de um total de 120. Dos 262 aprovados na primeira fase, 231 compareceram à segunda fase. Destes, 24 foram reprovados. O número de participantes na quarta edição do Exame do Cremesp corresponde a cerca de 30% do total de estudantes que cursam o 6º ano de medicina no estado. Segundo o Cremesp, ainda é grande a resistência e o boicote ao exame por parte de dirigentes, professores e alunos de algumas escolas. Atualmente, 31 escolas médicas estão em atividade em São Paulo e 24 delas formam cerca de 2.300 alunos por ano. As demais, abertas há menos de seis anos, ainda não formaram suas primeiras turmas.
O Exame do Cremesp não é como a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A avaliação não é pré-requisito para o exercício profissional do médico e tem caráter voluntário.
Para o Cremesp, o exame indica a deterioração da qualidade no ensino médico em São Paulo. Segundo a instituição, devido ao caráter facultativo do exame, supostamente os alunos mais bem preparados demonstram maior interesse em participar da avaliação.

Menino foge de casa para conhecer Rogério Ceni


O menino de 12 anos que fugiu de casa em São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo, e chegou à capital paulista pedindo carona queria conhecer o goleiro do São Paulo Futebol Clube, Rogério Ceni.
Segundo a avó do menino, Terezinha Fernandes de Oliveira, de 50 anos, ele é torcedor do time e sempre falava sobre sua vontade de conhecer o jogador. “Ele sempre falava isso, mas a gente não dava muita importância, não dava uma esperança falsa”, afirmou a aposentada.
O menino saiu de casa na última quinta-feira (30) de manhã. Como ele costuma brincar perto de casa e não fica muito tempo sem aparecer, a avó começou a se preocupar quando ele não voltou à noite.
No dia seguinte, já bastante assustada, começou a ligar para quem pudesse ter visto o garoto. “Liguei na casa da mãe dele, de outros parentes, perguntei para os coleguinhas. E ninguém sabia de nada. Quando deu 24 horas, fui fazer um boletim de ocorrência.”
Segundo Terezinha, seu neto sempre reclamou de não poder ter roupas de marca ou equipamentos eletrônicos, e disse que queria arranjar um emprego em São Paulo, para comprar o que ele não podia ter. “Ele queria comprar bicicleta, computador, roupa de marca. Falou que foi porque queria melhorar de vida”, contou.Reencontro
A primeira notícia do neto chegou no sábado (1º) de manhã, por volta das 9h, quando Terezinha recebeu um telefonema avisando que o menino estava em São Paulo. “Pensei na hora: ‘o que esse menino está fazendo lá?’ Aí o mundo desmoronou”.
A criança foi encontrada dormindo em uma estação de Metrô. Depois disso, foi encaminhado para uma delegacia e posteriormente a uma unidade do Conselho Tutelar. O destino final foi São José do Rio Preto, para onde retornou no mesmo dia.
“Ele nunca tinha fugido, nunca me deixou sem notícia. Sempre brincou aqui por perto. Nunca me deu trabalho nem preocupação como dessa vez”, contou a avó. Depois do susto, ela acredita que o neto aprendeu a lição. “Ele falou que sofreu, passou fome, frio, dormiu no chão. Disse que tinha uns meninos maiores olhando de lado para ele, que ficou com medo e chorou”.
Terezinha conta agora com o acompanhamento da equipe de psicólogos do Conselho Tutelar para que o neto não tente nenhuma aventura do tipo novamente. “Medo eu tenho, mas acho que ele não vai fazer isso mais não. A gente conversou bastante”.


terça-feira, 4 de novembro de 2008

ENQUANTO AS CHUVAS NÃO VEM...


MENINO DE 8 ANOS É ASSASSINADO COM 40 FACADAS APÓS SER VIOLENTADO



Um garoto de 8 anos de idade foi morto com quarenta golpes de faca na madrugada desta segunda-feira (03) no povoado Limoeiro na zona rural de Inhambupe, a 153 quilômetros de Salvador.
Segundo informações da delegacia do município, o menino teria sido violentado sexualmente por dois homens maiores de idade e um adolescente de 16 anos. Após praticarem o abuso, os dois adultos desferiram os golpes em diversas partes do corpo do menino.
A suspeita da polícia é que eles tenham matado o garoto para evitar que fossem reconhecidos. Os três agressores também eram moradores do povoado onde o menino residia.
A situação do crime provocou um clima tenso na cidade. Os acusados foram presos no início desta tarde e cerca de 1000 moradores do município tentaram invadir a delegacia para espancar os homens. Os manifestantes atearam fogo em uma viatura da polícia em meio ao tumulto.
De acordo com a 2ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Alagoinhas), está sendo enviado reforços policiais para a cidade com o intuito de conter a população.

ANIMAIS MORREM CARBONIZADOS EM INCÊNCIO NA BAHIA


Um incêndio atingiu uma loja de produtos agropecuários e venda de animais em Barreiras (BA), na madrugada desta segunda-feira (3). Animais que estavam na loja morreram carbonizados, segundo os bombeiros. As equipes do Corpo de Bombeiros demoraram cerca de 2 horas para acabar com as chamas. De manhã, os homens ainda apagavam focos e faziam o trabalho de rescaldo. Peritos vão analisar o local para determinar as causas do incêndio.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Maradona é o novo técnico da Argentina

Diego Maradona revelou no fim da tarde desta terça-feira que é o novo técnico da seleção argentina. O ídolo substituirá Alfio Basile, que pediu demissão após série de resultados ruins nas eliminatórias.
Maradona esteve reunido com o presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), Julio Grondona, durante boa parte da tarde desta terça-feira. Segundo o próprio Maradona, Carlos Bilardo, treinador campeão mundial em 1986, será seu coordenador técnico.
- Ficou claro na conversa (com Grondona) que o time escalo eu. Vou escutar Carlos (Bilardo) sobre tudo, não se pode descartar um homem que sabe tanto - diz Diego em entrevista à rádio La Red.
Mais cedo, antes de encontrar Maradona, Julio Grondona havia afirmado que estudava ter mais de um técnico formando uma comissão, sem que um deles fosse necessariamente o principal. Após a reunião, a coisa mudou de figura.
- Julio nunca considerou outros treinadores como candidatos, segundo ele mesmo disse - afirma o craque.
Diego revelou que quer trabalhar, como integrantes de sua comissão, com Sergio Batista e José Luis Brown. Ambos integraram a seleção da Argentina campeão mundial em 1986. Bastista, por sua vez, levou os hermanos à conquista da medalha de ouro nos Jogos de Pequim.

HOMENAGENS


FICANDO MAIS VELHO


terça-feira, 28 de outubro de 2008

10 DUVIDAS SOBRE A CERVEJA



1. A CERVEJA MATA?Sim. Sobretudo se a pessoa for atingida por uma caixa de cerveja com garrafas cheias. Anos atrás, um rapaz, ao passar pela rua, foi atingido por uma caixa de cerveja que caiu de um caminhão levando-o a morte instantânea. Além disso, casos de infarto do miocárdio em idosos teriam sido associados as propagandas de cervejas com modelos boazudas.
2. O USO CONTINUO DO ALCOOL PODE LEVAR AO USO DE DROGAS MAIS PESADAS?Não. O álcool é a mais pesada das drogas: uma garrafa de cerveja pesa cerca de 900 gramas.
3. CERVEJA CAUSA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA?Não. 89,7% dos psicólogos e psicanalistas entrevistados preferem uísque.
4. MULHERES GRÁVIDAS PODEM BEBER SEM RISCO?Sim. Está provado que nas blitz a polícia nunca pede o teste do bafômetro pras gestantes. E se elas tiverem que fazer o teste de andar em linha reta, sempre podem atribuir o desequilíbrio ao peso da barriga.
5. CERVEJA PODE DIMINUIR OS REFLEXOS DOS MOTORISTAS?Não. Uma experiência foi feita com mais de 500 motoristas: foi dada uma caixa de cerveja para cada um beber e, em seguida, foram colocados um por um diante do espelho. Em nenhum dos casos, os reflexos foram alterados.
6. A BEBIDA ENVELHECE?Sim. A bebida envelhece muito rápido. Para se ter uma idéia, se você deixar uma garrafa ou lata de cerveja aberta ela perderá o seu sabor em aproximadamente quinze minutos.
7. A CERVEJA ATRAPALHA NO RENDIMENTO ESCOLAR?Não, pelo contrário. Alguns donos de faculdade estão aumentando suas rendas com a venda de cerveja nas cantinas e bares na esquina.
8. O QUE FAZ COM QUE A BEBIDA CHEGUE AOS ADOLESCENTES?Inúmeras pesquisas vinham sendo feitas por laboratórios de renome e todas indicam, em primeiríssimo lugar, o garçom.
9. CERVEJA ENGORDA?Não. Quem engorda é você.
10. A CERVEJA CAUSA DIMINUIÇÃO DA MEMÓRIA?Que eu me lembre, não.

PROPRIETÁRIO DE SUPERMERCADO É PRESO POR DESORDEM E DESACATO


No inicio da madrugada desta segunda-feira, por volta dos 00h25min, os componentes da Puma 1775 da 5ª CIA da policia militar, conduziram para o complexo, o comerciante Leomarques Neves Gomes, 33 anos, proprietário de um Supermercado no BNH, em virtude do mesmo ao ser abordado pela policia com o som automotivo alto ter desacato os policiais

RESIDÊNCIA NO BAIRRO VASCONCELOS É ATACADO POR LADRÕES


Arlinda Pereira de Jesus, moradora na rua Alice Bezerra Lacerda, 637 - Bairro Vasconcelos, contou na delegacia, que furtaram do interior da sua residência na ultima sexta-feira (24/10), uma TV de 20 polegadas da marca Panasonic, Um aparelho de DVD Britânia, uma maquina Orveloque Portátil, um Violão, dois tapetes medindo um por dois metros de cor azul, uma colcha, um jogo de toalhas com cinco peças, uma panela de pressão, dois ferros elétricos sendo das marcas: Wallita e Bleck Decker, um registro de banheiro, um perfume da Natura, uma colcha de retalhos, diversos cintos e um carrinho de mão grande com uma bolsa de viagem.

PRESO NO BEIJA-FLOR MECÂNICO QUE TRAFICAVA DROGA


Os agentes de área da Policia Militar prenderam na sexta-feira (24/10), por volta das 09:15h, o mecânico Orestis Juca de Jesus Amado, 21 anos, residente à rua Francisco Candido Xavier, 63 - Bairro Beija Flor, por ter sido encontrado com setenta gramas de crack divididas em duas trouxas de plástico, catorze pedras de crack envolvidas em papel alumínio, dezenove buchas de maconha prensada, setenta reais, ainda duas latas de cerveja e um pistão de carro, que segundo a policia, são utilizados pra uso da droga.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

DEPOIS DA BONANÇA


João Henrique Carneiro, foi reeleito prefeito de Salvador.


Com 100% das urnas apuradas, o candidato do PMDB, João Henrique Carneiro, foi reeleito prefeito de Salvador.
Ele obteve 58.46% dos votos, contra 41,54% alcançados por Walter Pinheiro (PT).
O número absoluto dos votos válidos ficou em 753.487 para o prefeito e 535.492 para o candidato petista.
João Henrique acompanhou a apuração dos votos em casa, junto com a família, e seguiu após a confirmação de sua vitória para a sede do PMDB, no bairro do Costa Azul.
'O povo pode esperar quatro anos de muito trabalho e muitas realizações, até mais do que foi no primeiro período da minha gestão. Eu agradeço a Deus, em primeiro lugar, e ao povo de Salvador que reconheceu uma administração voltada para todos os bairros, independente de classe social', disse em sua primeira declaração como reeleito.
João Henrique aproveitou ainda para comentar o apoio do Democratas a sua candidatura. “O apoio do deputado federal ACM Neto foi muito importante para essa vitória”.
O prefeito disse que conversou com o presidente Lula logo após ter recebido a notícia de sua reeleição. “Lula nos parabenizou e desejou muito sucesso nos próximos quatro anos. Ele me comunicou que na próxima terça-feira vai estar em Salvador num evento com o consulado e a embaixada de Portugal”.
Com 90,64% das urnas apuradas, o candidato do PMDB tinha 682.420 votos, ou 58,52% do total, e não podia mais ser alcançado por seu adversário, o petista Walter Pinheiro, que tinha 483.613 votos.
Perfil - João Henrique de Barradas Carneiro nasceu em 19 de junho de 1959, em Feira de Santana. É formado em economia pela Universidade Federal da Bahia, com pós-graduação em desenvolvimento econômico e administração de cidades.
Filho do senador e ex-governador João Durval Carneiro (PDT), João Henrique é casado com a deputada estadual Maria Luiza Carneiro, com quem tem dois filhos: Luis Henrique e Paulo Henrique.
Antes de governar a capital baiana, João Henrique foi duas vezes vereador de Salvador, tendo sido eleito pela primeira vez em 1988. Em 1994, concorreu à Assembléia Legislativa da Bahia, sendo eleito deputado estadual pelo PDT com 26.455 votos.
Ele foi reeleito deputado estadual nas eleições de 1998 e 2002. Em 2004, disputou a prefeitura da capital baiana pelo PDT, sendo eleito no segundo turno com 74,68% dos votos válidos (876.278), superando o candidato de ACM, César Borges (PFL), que alcançou 296.986 votos.
Além do PMDB, seu atual partido, João Henrique foi filiado ao PFL e ao PDT. Ele trocou o PDT pelo PMDB em 2007.
No primeiro turno, a disputa entre João Henrique e Walter Pinheiro (PT) foi bastante equilibrada. O peemedebista liderou a apuração com 30,97% dos votos válidos (402.684), contra 30,06% (390.933) do petista. ACM Neto (DEM) ficou em terceiro, com 346.881 (26,68%).

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

QUEM SOU EU? / POR Luiz Fernando Veríssimo


QUEM SOU EU?

Nesta altura da vida já não sei mais quem sou... Vejam só que dilema!!! Na ficha da loja sou CLIENTE, no restaurante FREGUÊS, quando alugo uma casa INQUILINO, na condução PASSAGEIRO, nos correios REMETENTE, no supermercado CONSUMIDOR. Para a Receita Federal CONTRIBUINTE, se vendo algo importado CONTRABANDISTA. Se revendo algo, sou MUAMBEIRO, se o carnê tá com o prazo vencido INADIMPLENTE, se não pago imposto SONEGADOR. Para votar ELEITOR, mas em comícios MASSA , em viagens TURISTA , na rua caminhando PEDESTRE, se sou atropelado ACIDENTADO, no hospital PACIENTE. Nos jornais viro VÍTIMA, se compro um livro LEITOR, se ouço rádio OUVINTE. Para o Ibope ESPECTADOR, para apresentador de televisão TELESPECTADOR, no campo de futebol TORCEDOR. Se sou TRICOLOR OU RUBRONEGRO , SOFREDOR. Agora, já virei GALERA. (se trabalho na ANATEL , sou COLABORADOR ) e, quando morrer... uns dirão... FINADO, outros ..... DEFUNTO, para outros ... EXTINTO, para o povão ... PRESUNTO. Em certos círculos espiritualistas serei ... DESENCARNADO, evangélicos dirão que fui ...ARREBATADO. E o pior de tudo é que para todo governante sou apenas um IMBECIL !!! E pensar que um dia já fui mais EU.

PT E PMDB A UM PASSO DO ROMPIMENTO


"Para viver junto, é preciso haver respeito mútuo. É preciso ter espírito de equipe", disse na quinta-feira, 23, em Brasília, o governador do Estado Jaques Wagner, que se mantém visível irritação para com os ataques proferidos pela campanha do atual prefeito João Henrique (PMDB) no segundo turno das eleições de Salvador disputado com o petista Walter Pinheiro.
Wagner afirmou que não quer falar em "rompimento", mas voltou a salientar que a campanha do peemedebista é "insidiosa" e visa a atingir PT. "Sou um homem de partido, e além disso não ando falando mal das administrações do PMDB", destacou.
Em Brasília, Lula manifestou, indiretamente, solidariedade e apoio ao governador petista baiano, ao recebê-lo em audiência que não estava agendada, deixando-se fotografar ao lado de Wagner e avisando que segue apoiando a Bahia com os recursos necessários, em especial para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).O presidente disse lamentar os ataques que o governo baiano vem sofrendo durante esse segundo turno de campanha municipal. Lula também confirmou presença em Salvador na próxima terça-feira, 28, durante a Cúpula Brasil-Portugal.Wagner revelou ainda que teve uma conversa reservada sobre o assunto com o presidente nacional do PMDB, Michel Temer, da qual não quis fornecer detalhes, e lembrou que ele próprio, quando articulador do governo Lula, ajudou a construir uma aliança nacional com o PMDB - que, na opinião dele, deveria ser fortalecida para a próxima sucessão presidencial. Ele frisou ainda que o PT baiano apoiou a candidatura de 60 prefeitos do PMDB, e foi apoiado em metade desse número, 30.O fato é que um eventual rompimento com o PMDB criaria dificuldades para o governo estadual. Na Assembléia, a debandada do PR deixou o governo com maioria apertada, e com sérios entraves nas comissões, onde ficou em minoria.Dentro do governo, dois secretários - o da Infra-Estrutura, Antonio Carlos Batista Neves, e o da Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo, foram ambos indicados pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, o homem forte do PMDB baiano. O vice-governador, Edmundo Pereira, também é do PMDB.O líder do PMDB na Assembléia Legislativa, Leur Lomanto, minimizou o confronto. "Passado o segundo turno, a temperatura vai voltar ao normal", acredita ele, que não vê possibilidade de rompimento. "É preciso separar as coisas. Uma coisa é a disputa municipal, outra é a relação do PMDB com o Governo do Estado no Legislativo", observou, adiantando que a bancada peemedebista na Assembléia Legislativa, composta por nove dos 63 deputados, pedirá audiência com Wagner em breve para esfriar os ânimos e restaurar a harmonia da relação.

PAI DE JOVEM ASSASSINADA PELO EX-NAMORADO TERIA MATADO A EX-MULHER


O ex-cabo da Polícia Militar de Alagoas Everaldo Pereira dos Santos, pai da adolescente Eloá - morta pelo ex-namorado em São Paulo - é acusado de assassinar a ex-mulher Marta Lúcia Pereira, em Alagoas.
Segundo Claudilene e Rita de Cássia, irmãs de Marta, a motivação para o homicídio teria sido "queima de arquivo". Marta teria descoberto que o ex-cabo era integrante da gangue fardada e tinha ido se encontrar com ele, para por um fim ao relacionamento, dias antes de desaparecer e ser encontrada morta.
"Após descobrir que o Everaldo era criminoso e que tinha um caso com a mãe da Eloá, a Marta pediu o divórcio. Quinze dias depois minha irmã foi encontrada degolada em um canavial no município do Pilar", revelou Claudilene."Nós não falamos nada para a polícia porque ele é muito perigoso e, na época, nós ficamos com medo de morrer. Agora que ele viu a própria filha morrendo, passará pelo que sentimos quando perdemos a nossa irmã, que ele matou", revelou uma das ex-cunhadas de Everaldo, acrescentando que formularão a denúncia à Polícia.De acordo com a Polícia Militar, das informações colhidas, há a confirmação de que o ex-cabo teria assassinado a ex-mulher, tanto por ela ter descoberto o envolvimento em ações criminosas quanto para evitar o pagamento de pensão para os filhos. No entanto, não há informação sobre o inquérito policial aberto para investigar a morte de Marta.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

PROVA DE REDAÇÃO DA UFMG Onde vamos parar?


Vejam só o que alguns dos vestibulandos foram capazes de escrever na prova de redação da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo como o tema: 'A TV FORMA, INFORMA OU DEFORMA?' A seleção foi feita pelo prof. José Roberto Mathias.


'A TV possui um grau elevadíssimo de informações que nos enriquece de uma maneira pobre, pois se tornamos uns viciados deste veículo de comunicação'. (Deus!)


'A TV no entanto é um consumo que devemos consumir para nossa formação, informação e deformação'. (Fantástica!)


'A TV se estiver ligada pode formar uma série de imagens, já desligada não...' (Ah bom, uma frase sobrenatural ) . '


A TV deforma não só os sofás por motivo da pessoa ficar bastante tempo intertida como também as vista' (Sem comentários ). '


A televisão passa para as pessoas que a vida é um conto de fábulas e com isso fabrica muitas cabeças' (Como é que pode ?).


'Sempre ou quase sempre a TV está mais perto denosco (?), fazendo com que o telespectador solte o seu lado obscuro' ( esta é imbatível).


'A TV deforma a coluna, os músculos e o organismo em geral' (É praticamente uma tortura !). 'A televisão é um meio de comunicação, audição e porque não dizer de locomoção' (Tudo a ver).


'A TV é o oxigênio que forma nossas idéias' (Sem ela este indivíduo não pode viver). '...por isso é que podemos dizer que esse meio de transporte é capaz de informar e deformar os homens' (Nunca tentei dirigir uma TV )


'A TV ezerce (Puxa!!!) poder, levando informações diárias e porque não dizer horárias' (Esse é humorista, além de tudo). '


E nós estamos nos diluindo a cada dia e não se pode dizer que a TV não tem nada a ver com isso' (Me explica isso? ).


'A televisão leva fatos a trilhares de pessoas' (É muita gente isso, hein?).


'A TV acomoda aos tele inspectadores' (Socooorro!!!). 'A informação fornecida pela TV é pacífica de falhas' (Vixe!).


'A televisão pode ser definida como uma faca de trezgumes. Ela tanto pode formar, como informar, como deformar' (P.Q.P., onde essa criatura arrumou esta faca???).
Enquanto isso em plena crise mundial, nosso presidente prefere contar piadas de paciente em fase terminal, do que cuidar e preocupar com nossa educação.
Só uma pergunta será que algum destes intelectos será professor de meus netos no futuro?

Charles recebe Sivaldão


O Prefeito de Guanambi em exercício Charles Fernandes recebeu em audiência nesta terça feira, dia 21, o Vereador eleito Silvaldão. Charles tomou conhecimento de uma campanha de arrecadação de alimentos liderada pelo vereador para o natal sem fome. Charles elogiou a iniciativa e a preocupação social de Sivaldão “ele foi eleito pelo povo, merece nosso respeito e apoio”. Sivaldão afirmou a Charles que “a eleição acabou quero trabalhar pelo povo ao lado do Prefeito Nilo Coelho e votar nos projetos que forem em beneficio da cidade”.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

INGÁ : Esclarecimento sobre denúncia de contaminação das águas em Caetité


Em relação às denúncias de contaminação por urânio das águas subterrâneas e superficiais no município de Caetité que teria sido provocada pela atividade de mineração da empresa Indústrias Nucleares do Brasil (INB), no sudoeste da Bahia, o Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), antiga Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), órgão gestor das águas no Estado, e autarquia da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, informa que:
O INGÁ está adotando todas as medidas necessárias para apurar a denúncia de contaminação das águas em Caetité. Amanhã (dia 21), o INGÁ irá fazer a coleta de amostras da água nos mesmos pontos analisados pela INB e pela Ong Greenpeace, autora da denúncia à imprensa. Serão obedecidos os parâmetros de radioatividade (espectometria de plasma industrial por ICP), para analisar a qualidade da água consumida pela população local. A previsão é que os resultados laboratoriais estejam concluídos em até 15 dias.Se for constatada a contaminação acima dos padrões permitidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o órgão gestor das águas do Estado da Bahia adotará as providências administrativas cabíveis, dentre as quais, a suspensão da outorga (autorização do direito de uso da água) concedido à INB na região, com base na Lei estadual 10.432/06 (Política Estadual de Recursos Hídricos).O governo do Estado acompanha a situação em Caetité de perto, mas acredita que é preciso cautela na confirmação da contaminação pela atividade industrial, visto que existe urânio in natura na região de Caetité, o que significa que a radioatividade presente na água pode estar relacionada à contaminação natural pela situação geológica do local. Salienta-se que as condicionantes para renovação de outorga já são estabelecidas pelo INGÁ à INB. Dentre elas, as análises dos elementos radioativos nos três poços tubulares outorgados utilizados para abastecimento humano, com o objetivo de verificar possíveis implicações na saúde humana.
Salvador, 20 de outubro de 2008

Justiça Federal de Guanambi condena réu por receptação e comercio ilegal de minério


A Subseção Judiciária de Guanambi acaba de condenar o réu Rafael Manoel de Carvalho, acusado na Ação Penal n. 2007.33.09.000822-0 pelo Ministério Público Federal por crime de receptação qualificada, prevista no artigo 180, § 1º do Código Penal. A sentença condenatória foi exarada pelo juiz federal Marcelo Motta de Oliveira da Justiça Federal de Guanambi A ação originou-se do cumprimento de mandado de busca e apreensão oriundo da Vara de Guanambi, há pouco mais de um ano. Na ocasião foi encontrado pela polícia cerca de 50 toneladas de manganês, em um depósito do acusado Rafael Manoel de Carvalho, além de um caminhão com cerca de 50 kg do mesmo minério em frente à sua residência no Município de Caetité. O acusado admitiu o comércio do minério e a ciência da sua origem ilícita já que extraído sem autorização da União.Segundo trecho da sentença: “O fato de ser o delito praticado por grande número de pessoas, muitas das quais – estas sim – movidas pela pobreza e pelo acesso a ganho relativamente fácil, não ilide o caráter criminoso da conduta do Réu, ao adquirir e revender produto que sabia ser de origem criminosa. A crença na impunidade, derivada da falta de pronta repressão à prática delituosa, não pode ser tida como excludente da ilicitude da conduta, data máxima venia. Não vejo como aplicar, também, teorias como a da adequação social da conduta, para prática evidentemente daninha e fortemente lesiva ao interesse social, afetando não apenas o patrimônio público mas igualmente direito difuso da sociedade da terra de Anísio Teixeira, representado por seu patrimônio ambiental e paisagístico. O fato de estar assentada sobre rica província mineral deve assegurar à comunidade de Caetité futuro próspero e brilhante, incompatível com a gananciosa espoliação dos bens que o poderão assegurar.”O réu afirmou ter exercido tal atividade com habitualidade e por longo tempo. “Cimentou, assim, uma rede de relações comerciais, tanto com fornecedores quanto com compradores, extremando a potencialidade lesiva da conduta, na medida em que esta financia e sustenta a atividade criminosa originária. Além disso, o crime tinha por objeto bens que integram o patrimônio da União; em uma palavra, bens que pertencem a todos os brasileiros, o que, como já exposto, consiste inclusive em causa de aumento da pena para os crimes previstos no caput do art. 180 do CPB.”Segundo o magistrado, os receptadores do minério sustentam vasto número de garimpeiros ilegais ou clandestinos, que, com risco das próprias vidas e movidos pela pobreza, devastam o ambiente e retiram do subsolo o minério comercializado, em troca de minguada remuneração. Há indicação de que o trabalho dos garimpeiros assume características similares ao trabalho escravo com riscos humanos, ambientais, paisagísticos e fiscais.Foi fixada pelo juiz federal Marcelo Motta a pena-base cinco anos de reclusão, já que as circunstâncias judiciais apreciadas exigem que a pena-base seja fixada em período superior a seu mínimo, para que a reprimenda seja proporcional ao delito. Entretanto, como há circunstância atenuante em favor do acusado, que confessou espontaneamente o crime perante a autoridade, consoante o art. 65, III, d, do CPB, a pena foi reduzida de 1/6, sendo fixada em quatro anos e dois meses de reclusão em regime semi-aberto e multa, que, considerando a situação econômica do réu foi fixada em 30 dias-multa calculados à base de 2/30 do salário mínimo.Mais informações pelo telefone (77) 3451-3788, com Marcela Maiana Mesquita, Jacqueline Marques de Castro ou Fernanda Cardoso Tourinho Aguiar.

sábado, 18 de outubro de 2008

MENINO DE 3 ANOS MORRE ELETROCUTADO NO QUARTO DE CASA


Uma criança de 3 anos morreu eletrocutada em uma residência no bairro do Vergel, em Maceió, nesta quinta-feira (16). Gabriel Andrade de Araujo estava brincando com sua irmã, que é portadora de deficiência, quando tocou em um fio desencapado e tomou o choque. Segundo informações de um familiar da criança, a casa é repleta de ligações elétricas improvisadas. "Existem fios espalhados por todos os cantos. A mãe dele estava na cozinha, e ele brincava com a irmã. Quando nós vimos, ele já estava duro no chão", disse Zenaide Araújo.
A criança foi levada para o Hospital de Pronto-Socorro da cidade, mas chegou sem vida.

Caetité - INB nega contaminação


O diretor de Recursos Minerais da INB, Otto Bittencourt Netto, negou que haja contaminação por urânio da água potável da cidade de Caetité (BA), onde a empresa extrai o minério há dez anos. A companhia alega realizar testes na água da região a cada dois meses e que os resultados são submetidos à analises do Ibama e da Cnen. O Greenpeace havia acusado a empresa de contaminar a água de Caetité por causa da exploração da mina de urânio na cidade.“Não há contaminação na água de Caetité por nosso trabalho. A região é uma província de urânio, de cerca de 700 milhões de anos, que pode contaminar a água naturalmente. Nós já encontramos vários poços com traços de urânio e tivemos que fechá-los. Esses poços já estavam contaminados naturalmente e não por causa da exploração da INB”, explicou.Além disso, o diretor afirma que o processo de retirada do urânio da mina é seguro e que não há nenhum caso de doença por causa do minério nos trabalhadores da região. Recentemente, a INB encomedou um estudo de comparação ao Instituto Oswaldo Cruz para analisar a quantidade de ocorrências de câncer na área e nas cidades próximas. “Mais de 300 pessoas trabalham na mina e não há registro de problemas por contaminação”, destacou.

Caetité - Medo invade a Vila Juazeiro


A notícia de que a água distribuída na Vila de Juazeiro, zona rural de Maniaçu, município que fica a 50 km de Caetité e a 757 km de Salvador, estaria contaminada com urânio levou medo à região, abastecida por um poço artesiano onde uma das coletas foi feita. Temendo contrair câncer e outras doenças associadas ao contato com o minério, extraído na província uranífera Lagoa Real/Caetité pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB), parte dos 300 moradores da Vila Juazeiro começa a abandonar suas casas e procurar novas moradias. Outros que permanecem aumentam o consumo de água mineral, produto que começa a ficar escasso nos distribuidores – a grande maioria continua utilizando a água distribuída nas torneiras ou no chafariz. O medo é sentimento coletivo em jovens e adultos. Eles reclamam da falta de transparência das autoridades e protestam contra o que consideram omissão da INB, estatal que administra as jazidas de urânio, material radioativo transformado em combustível das duas usinas nucleares de Angra dos Reis (RJ).“Não recebemos até agora nenhuma assistência, sequer um carro-pipa para abastecer os tanques. A gente, se quiser água mais ou menos boa, tem que buscar a 18 quilômetros daqui”, disse o lavrador Joaquim Moura Sousa, conduzindo um carro de bois pelo estradão.POSTO FECHADO – Em Maniaçu, distrito vizinho ao local da coleta, o único posto de saúde, que agrega o Programa Saúde da Família (PSF) esteve fechado nesta sexta-feira, 17. Uma equipe da Vigilância Sanitária esteve na localidade pela manhã, mas a atividade desenvolvida consistiu apenas na inspeção da única farmácia.A equipe de A TARDE esteve na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Caetité, mas não localizou o secretário, Cláudio Ladeia. Os funcionários não informaram sobre seu paradeiro.Já na sede do Ministério Público Estadual (MPE), a equipe foi informada que o promotor Jailson Trindade, titular da 2ª Promotoria, estava em reunião com os demais promotores da região em Guanambi

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Morre aos 38 anos o radialista Val Gomes

Faleceu em Caetité nesta madrugada de parada cardiáca o locutor de rádio Val Gomes, 38 anos de idade.

Ele sofria de problemas renais e fazia tratamento de hemodiálise em Vitória da Conquista.

Nesta madrugada após participar de uma reunião na emissora Star FM onde trabalhava e era um dos fundadores, sentiu fortes dores no peito e correu para o banheiro onde foi encontrado por sua mãe já sem vida causado por um ataque cardiáco.

O radialista Val Gomes tinha 38 anos de idade.

Muitos amigos compareceram em seu funeral devido ao seu bom relacionamento com todos e principalmente pelos collegas de rádio.

Este escriba presta uma singela homenagem ao grande amigo.

"Tenho uma visão muito especial da morte, querido.

Amo a vida acima de tudo.Cuido da minha vida com um carinho precioso e valioso para mim.Por isso morrer para mim faz parte de viver.

É natural morrer.

De alguma forma somos convidados a parar um dia.

Não importa se vamos parar de forma suave ou brusca ou trágica.

Fato é que para mim acordarei de um sonho em um sonho maior ainda e assim por diante.

Prosseguirei vivendo de alguma forma.

Meu poeta amado e predileto ( Mário Quintana ) disse que "o diabo é deixar de viver!".

A forma como vejo a morte?Ei-la:

"O jogo da vida""

A vida é o jogo em que você entra sem conhecer as regras.

Isto porque o próprio objetivo do jogo é descobrir suas regras, uma a uma, e, com o tempo que sobrar, se sobrar tempo, jogar.

O jogo não tem hora para terminar, mas você tem hora de parar. essa hora não se pode saber, é uma das regras do jogo.

Nesse jogo, todos entram, muitos chegam a jogar, poucos conseguem ganhar.Ganha, não quem permanecermais tempo jogando; ganha aquele que, quando convidados a parar, todos os PARCEIROS se levantam e, por um tempo perdem a vontade de jogar."

Saudades eternas. Do sempre amigo Magal santos

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Jon Bon Jovi é processado em US$ 400 bilhões


Jon Bon Jovi está sendo processado em US$ 400 bilhões pelo músico Samuel Bartley Steele. Ele diz que o roqueiro teria plagiado a letra de uma canção sua composta em 2004 para o time de beisebol Boston Red Sox, “(Man I really) Love this team”.
Steele, que é líder da banda The Chelsea City Council, acredita que Bon Jovi tenha ouvido a música durante a campanha presidencial de John Kerry, há quatro anos, e usado a letra em uma nova canção batizada de “I love this town”, lançada no ano passado.
Tanto a letra quanto a música são muito parecidas com a suposta canção original. A notícia é do site “TMZ”, que procurou o empresário do artista para um depoimento, mas um porta-voz do músico disse que ainda não havia sido notificado do processo.

Mais um crime de morte em Guanambi em menos de 48 horas


Depois do assassinado de um jovem de vinte anos no distrito de Mutans, no último domingo, com uma facada no peito pela companheira, mais um assassinato foi registrado em Guanambi em menos de 48 horas. O jovem Adriano da Silva Barbosa, de 25 anos, foi morto com vários tiros por volta das vinte horas desta segunda-feira, no bairro Beija Flor. De acordo com informações extra-oficiais o autor dos disparos já teria sido identificado, porém a polícia, que continua fazendo diligências, ainda não conseguiu prendê-lo. Mais informações em instantes